Atualizado em: 07/06/23
Esteja você na busca pela carreira acadêmica ou apenas se especializando, é muito importante escolher um bom programa de pós-graduação (PPG). A seleção inadequada pode levar a um investimento de tempo e recursos financeiros com poucos resultados. Por outro lado, a escolha apropriada pode proporcionar vantagens significativas para o desenvolvimento de carreira e crescimento profissional. Aqui estão 10 pontos para avaliar ao escolher um programa de pós-graduação.
1.Reflita sobre quais são os seus objetivos
O primeiro passo para escolher um programa de pós-graduação é entender seus próprios objetivos pessoais e profissionais. Pense no que você quer alcançar a longo prazo e como um programa de pós-graduação pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Se você tem uma ideia clara de seus objetivos, será mais fácil encontrar um programa que se alinhe com suas expectativas.
Isso passa por avaliar se você deve fazer uma pós Lato-sensu ou Stricto-sensu, o quão acadêmico você deseja que sua formação seja, a aplicação direta da pós-graduação na sua carreira, como você irá conciliar a pós com suas atribuições atuais ou se há necessidade de bolsa. Destrincharemos alguns destes pontos a seguir.
2. Entenda o tipo de pós que você deseja
Quando falamos o termo “pós-graduação” podemos estar nos referindo a coisas muito diferentes. Em primeiro lugar, dividimos as pós em stricto sensu e lato sensu. A primeira modalidade tem foco na atuação acadêmica e envolve o desenvolvimento de uma atividade de pesquisa, como os programas de Mestrado e Doutorado. Já lato sensu se refere às especializações e MBA, que tem um foco para a atuação profissional e capacitação para o mercado de trabalho.
3. Defina sua área de estudo
Como programas de pós-graduação são temáticos, para escolher um você precisa necessariamente escolher sua área de estudo antes. Essa escolha passa basicamente por duas reflexões: de onde você vem e para onde você quer ir. Como você necessita de uma graduação para acessar a pós, é esperado que a área da sua graduação (ou das experiências acadêmicas e profissionais que você teve dentro dela) converse com a da pós. Você pode sim, mudar da área em que fez sua graduação originalmente, mas quão mais distante maior será a dificuldade tanto no processo seletivo, quanto dentro do curso, uma vez que a pós-graduação exige bastante dedicação com relação aos estudos. Do outro lado, a área de escolha precisa conversar com seus objetivos profissionais, de modo a abrir portas para sua carreira e lhe ajudar a desenvolver habilidades úteis.
Por fim, em alguns contextos você precisará já ter em mente temas com os quais gostaria de pesquisar (caso seja um curso stricto sensu), pois as normas de alguns PPGs exigem que você já entre tendo um orientador e pré-projeto de pesquisa.
4. Procure cursos de qualidade e com boa reputação
A formação que você terá na pós-graduação é diretamente dependente da instituição e programa em que você se matricula. Dentro do mundo acadêmico, a reputação é um fator importante, pois o nome da instituição ficará em seu currículo para toda sua carreira.
Pesquise sobre os PPGs nos quais você deseja fazer pós, para entender seu perfil, tradicionalismo, notas (em especial a nota CAPES), constância das publicações, acesso à informação, políticas institucionais, corpo técnico e outros fatores. Mesmo que você não saiba avaliar estes parâmetros, bons programas de pós-graduação costumam ter sites bem organizados, claros e informativos. Desconfie de um programa que não descreve todo seu corpo de professores ou não disponibiliza suas normas e editais de maneira fácil.
5. A grade curricular e oferta de disciplinas é importante!
A pós-graduação tem maior variedade de matérias (entre diferentes cursos) que nos cursos de graduação. Verifique a grade curricular do programa de pós-graduação e avalie se as disciplinas oferecidas são relevantes para sua carreira e seus objetivos pessoais e profissionais. Muitas vezes, dentro do tema específico que você quer trabalhar, um determinado PPG pode não ofertar tantas discplinas diretamente relacionadas. Entretanto, lembre-se de que muitas vezes você poderá fazer algumas disciplinas em outros PPGs para complementar sua formação. Uma dica, é procurar programas “multicêntricos”, que apesar de incomuns, oferecem disciplinas em diferentes instituições no Brasil.
Também é interessante estudar os requisitos de carga horária do programa e como será a distribuição das disciplinas. Em PPGs stricto sensu, a carga de disciplinas é dividida com a carga horária de pesquisa e pode varias muito de programa a programa, assim como a sua distribuição. Existem tanto programas nos quais você conclui primeiro as matérias e então a pesquisa quanto programas que permitem que você faça ambos ao mesmo tempo.
6. Corpo técnico
Avalie a qualidade dos professores e pesquisadores envolvidos no programa de pós-graduação, pois ela determinará a qualidade da sua educação. Idealmente, o site do programa deve informar seu corpo técnico, incluindo seu currículo e linhas de pesquisa, produção científica e atuação profissional. É importante ter acesso a professores que sejam referências em sua área de estudo, e que possam oferecer orientação e suporte para seus projetos de pesquisa.
7. Recursos e infraestrutura
Verifique se o programa de pós-graduação oferece os recursos e infraestrutura necessários para apoiar seu aprendizado e pesquisa com as melhores condições possíveis. Isso pode incluir bibliotecas, custeio de eventos, laboratórios, salas de aula bem estruturadas, acessos a softwares e bases pagos etc. Esses recursos podem ser fundamentais para o desenvolvimento de sua pesquisa e aprimoramento de suas habilidades.
8. Financiamento e bolsas de estudo
Um dos principais pontos que interessa os estudantes é se o programa de pós-graduação oferece opções de financiamento, auxílios ou bolsas de estudo. Como no Brasil temos um sistema de pós-graduação expressivo tanto no mercado privado quanto nas universidades públicas, o assunto das bolsas e auxílios tem dois diferentes contextos.
Em ambas esferas, os programas de pós-graduação recebem das agências de fomento federais e estaduais bolsas que costumam ser distribuídas aos alunos com melhor nota de ingresso. Além disso existem editais de bolsa extra e auxílios em certos contextos. Quando o PPG é privado e requer pagamento de mensalidade, pode haver, ainda, opções de financiamento ou de bolsas internas à instituição.
9. Intercâmbio e parcerias
Procure saber se o programa de pós-graduação oferece oportunidades de intercâmbio e parcerias com outras instituições nacionais e internacionais. Isso pode ser uma ótima oportunidade para conhecer outros pesquisadores, expandir sua rede profissional e obter novas perspectivas em sua área de estudo, fazer disciplinas externas ou até parte de sua pós em outras instituições.
10. Pergunte por aí
Com todas as dicas anteriores você já consegue filtrar bem suas opções de pós-graduação e chegar a algumas poucas opções que lhe satisfazem. Aí é o momento de entrar em contato com alunos e ex-alunos do PPG e tentar descobrir como foram suas experiências, onde estão hoje, qual parece ser a empregabilidade e excelência dos profissionais formados ali etc.
Ainda que qualitativa e pessoal, essa etapa pode revelar nuâncias da instituição ou PPG que você não esperaria. É comum alunos terem grupos organizados ou encontrar emails de contato de alguns discentes que participam de atividades administrativas no PPG. Se nada funcionar, é sempre possível entrar em contato com a secretaria ou coordenação do programa para pedir o contato de alguns alunos para se informar sobre o PPG.
Em resumo…
A decisão de entrar numa pós-graduação é um importante passo em diversas carreiras acadêmicas e não acadêmicas e, nesse sentido, deve ser estratégica. É comum que alunos saiam da graduação e entrem na pós-graduação para continuar o ciclo de aprendizado, mas sem um pensamento ativo sobre o direcionamento de sua carreira. Por isso, se você está pensando em entrar numa pós comece da base: entenda seus motivos, desejos e foque em escolher um programa que te coloque nessa direção!
Ficou com alguma dúvida? Tem algo a complementar na informação? Ou só quer expressar sua satisfação? Comente abaixo!
Faça login para comentar
Comentários:
Bach. Julio Castello Branco de Mattos, 10/05/23
Se eu soubesse dessas informações antes de entrar na pós, seria tudo diferente!
Raphael Resende, 19/04/23
Muito boa a materia!